Você sabe a real diferença dos açúcares e qual (ou quais) melhores opções??
Aquele tema tão atual mas que na íntegra ainda causa uma certa confusão...
Vamos tentar ajudar para iniciar o ano fazendo escolhes certas, ou as melhores para VOCÊ!!!
A matéria-prima do nosso açúcar, você sabe, é a cana.
Antes de chegar à nossa mesa, a planta passa por diversas etapas de fabricação. Primeiro, ela é moída para extrair o caldo doce. Depois, começa a purificação, em que o caldo é aquecido a 105*C e filtrado para barrar as impurezas. Em seguida o caldo é evaporado, vira um xarope e segue para o cozimento, onde aparecem os cristais de açúcar que a gente conhece. Por último e um grande ponto de "alerta", os tipos mais brancos de açúcar ainda passam pelo refinamento, quando o produto recebe tratamentos químicos para melhorar seu gosto e aspecto, também retirando a maioria dos seus nutrientes, deixando apenas as "calorias vazias.
Então a regra básica é a seguinte:
Quanto mais escuro é o açúcar, mais vitaminas e sais minerais ele tem, e mais perto do estado bruto ele está.
E como podemos encaixar o seu consumo de uma maneira mais saudável?
Hoje existem no mercado vários tipos de açúcares. Açúcar branco, demerara, mascavo, de coco, de maçã, light.
É muito açúcar!
- O ideal é escolher um açúcar que possui maior teor de vitaminas e minerais. Sendo assim, açúcar branco, açúcar cristal e até mesmo o açúcar light SAEM da lista.
- Logo, os açúcares que possuem maior teor de nutrientes são o açúcar demerara e mascavo. Além destes, o açúcar de coco e maçã entram na lista e ainda possuem um baixo índice glicêmico, que pode auxiliar em dietas com esta finalidade.
Lembre-se! Todo açúcar é um açúcar. Ou seja, é um alimento que possui carboidratos e que se for consumido de maneira excessiva pode levar ao excesso de peso! O ideal é que esteja combinado em receitas e preparações saudáveis e mais naturais, de forma a completar uma rotina e estilo de vida equilibrados, com sabor e vida.