A alimentação na prevenção do câncer de mama

A alimentação na prevenção do câncer de mama


Nós da Sweet Fit estamos com você no Outubro Rosa! Separamos dicas de nutrição e alimentação para a prevenção do câncer de mama. Mas antes vamos falar brevemente sobre o Outubro Rosa Confere aí!

O Movimento Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama.

Dentre os objetivos da campanha, o principal é informar sobre o câncer de mama e fortalecer as recomendações de diagnóstico precoce e rastreamento indicadas pelo Ministério da Saúde. A prevenção pode eliminar ou a exposição aos fatores de risco, o que pode auxiliar a diminuir o risco de a mulher apresentar a doença durante toda a sua vida.

“A alimentação e a nutrição inadequadas são classificadas como a segunda causa de câncer que pode ser prevenida. São responsáveis por até 20% dos casos de câncer nos países em desenvolvimento, como o Brasil, e por aproximadamente 35% dos óbitos pela doença”. Fonte: INCA – Instituto Nacional de Câncer
Alimentação e Nutrição.

Buscando uma alimentação mais natural, com frutas, verduras e legumes, castanhas, nozes, com baixo consumo de carnes e alimentos ultraprocessados, snacks e lanches mais saudáveis e alto consumo de alimentos antioxidantes podemos modular nosso corpo para um estado naturalmente mais antiinflamatório, diminuindo a exposição aos riscos.

 

Separamos 7 dicas nutricionais para incluir na rotina:

Frutas vermelhas: ricas em pigmentos antioxidantes, como as antocianinas, atuam na proteção do organismo, e impedem a formação dos radicais livres, que são danosos às moléculas de DNA, além de reconstruir células danificadas.

Chocolate amargo: os flavonóides presentes no cacau possuem efeito antioxidante, protegendo as células da degeneração e potencializando a morte de células tumorais.

Gengibre: rico em gingerol, com propriedades antitumorais e antioxidantes bem estabelecidas.

Cúrcuma: a curcumina tem um potencial terapêutico incrivel, pode modular e diminuir a proliferação de células malignas.

Chá verde: os polifenóis do chá verde participam do processo anti-inflamatório de forma eficaz.

Amêndoas e nozes pecã: gorduras boas, ômega 3, aminoácidos, vitaminas e minerais que agem em sinergia na proteção do organismo.

Vegetais verde-escuros e brássicas: ricos em sulforanos, com potencial quimiopreventivo, sem contar a atividade anti-inflamatória, antioxidante e anticancerígena.


E com certeza nós da Sweet Fit temos soluções compatíveis com a saúde da mulher em nossa linha, são muitas opções saudáveis e snacks que encaixam perfeitamente na rotina